quarta-feira, 29 de junho de 2011
O lote possui área total de 3623,90 m2, medindo 40,53m (lateral nordeste - Rua Natal), 80,29m (lateral sudeste - Avenida Afonso Pena), 49,26m (lateral noroeste - Rua Salvador) e 39,92m, 12,44m e 40,38 com os outros lotes da quadra.
O entorno é ocupado principalmente por imóveis residências principalmente unifamiliares e comerciais, com segmentos diversificados, sendo uma região onde predominam concessionárias de veículos e lojas de autopeças.
Para atender as necessidades diárias dos moradores da vila, um grande supermercado (Cristo Rei), esta localizado muito próximo (Avenida João Pinheiro), onde além dos produtos de mercado encontra-se uma panificadora e uma farmácia.
O terreno está tem inclinação de 55˚ em relação ao norte, com ventos predominantes à nordeste sem grandes barreiras (prédios altos). A inclinação da área é mínima, sendo um pouco mais alta próximo a Av. Afonso Pena, portanto para efeitos práticos considerei o lote como sendo plano.
A implantação foi determinada a partir de um módulo contendo uma “Bee House” básica, mais uma acessível no térreo, mais duas unidades “embrião”, no pavimento superior, permitindo uma ampliação futura destas duas unidades.
São 7 (sete) módulos ao todo, o que representa 28 (vinte e oito) unidades, sendo portanto, 7 (sete) acessíveis. Todas as unidades possuem um deck de madeira marcando a entrada das residências e todas as unidades estão voltadas para as duas praças no interior da vila. Entre as duas entradas das unidades do térreo localiza-se a escada para acesso as duas unidades de cima.
Nas duas praças ficarão os equipamentos de lazer da vila, sendo que a praça próxima a Rua Natal será destinada a pratica de exercícios físicos (uso adulto) e a praça próxima a Rua Salvador, por ter ficado mais reservada, será destinada ao playground (uso de crianças).
Na fachada da Avenida Afonso Pena localiza-se uma cooperativa, destinada a venda de produtos artesanais ou vegetais como verduras, frutas e legumes produzidos pelos moradores da vila em suas próprias casas.
A vila é contemplada por duas unidades de coleta seletiva de lixo. Todas as unidades residenciais possuem vagas de estacionamento, sendo que 18 destas são acessíveis. Para a cooperativa da vila, restaram três vagas de estacionamento acessíveis.
"O conjunto residencial horizontal do tipo Vila, é aquele constituído por unidades habitacionais isoladas, agrupadas, geminadas ou superpostas, em condomínio, sendo permitido nas zonas de uso que admitam o uso residencial multifamiliar."
Disposições desta lei:
- Previsão de, no mínimo, uma vaga de veículos para cada unidade habitacional;
- Cada unidade habitacional superposta deverá ter no máximo 7,00m (sete metros) de altura, medidas a partir do piso do pavimento térreo ao teto do último pavimento, não levando em consideração o subsolo quando destinado a garagem;
- As edificações do conjunto deverão respeitar os recuos exigidos pela Lei Municipal de Uso e Ocupação do Solo para o local ou de acordo com as exigências às restrições convencionais do loteamento;
- No projeto do conjunto poderão ser previstas áreas comuns destinadas a serviços de uso coletivo e lazer, que quando cobertas serão computadas para efeito do cálculo de coeficiente de aproveitamento e de taxa de ocupação;
- O conjunto residencial horizontal do tipo Vila, destina-se unicamente a implantação de unidades habitacionais, podendo ser implantada atividades de uso comercial de âmbito local e prestadoras de serviços, desde que tenham frente para a via pública oficial, respeitando as leis municipais de zoneamento e do loteamento.
terça-feira, 14 de junho de 2011
Proposta de implantação apenas utilizando a Bee House, mas com residências geminadas de forma aleatória, permitindo uma melhor e maior utilização do espaço. Como neste caso foi possível a implantação de 14 unidades no térreo, no andar superior será possível a implantação de menos unidades (12), o que permitirá uma implantação tambem aleatória, o que representa maior diversidade de volumetria do conjunto. No térreo uma unidade será utilizada como cooperativa para a comunidade.
domingo, 17 de abril de 2011
Proposta Beehouse
Beehouse, é um projeto de residência unifamiliar de baixo custo e alta flexibilidade, constituído por módulos,
estes são formados por peças genéricas dispostas conforme a necessidade projetual e de vivência dentro do espaço,
levando em consideração questões como conforto termo-acústico,intengração dos espaçoes ou privacidade
quando se faz necessário.
Referências:
Verificando a área de três polígonos regulares (quadrado,triangulo, hexagono), verifica-se que os três possuem
uma área em comum,
mas o hexágono possui além desta área comum,uma área restante do quadrado. Logo, o hexágono possui a maior área,
e conseqüentemente o prisma hexagonal tem o maior volume.
Por isso, as abelhas européias escolhem os prismas hexagonais, para que possam armazenar um volume maior de mel.
Portanto, a figura com maior área, sendo que o perímetro é o mesmo, é o hexágono.
Segundo Kandinsky, as linhas horizontais teriam como resultado de um movimento a calma fria e as
linhas verticais, calma quente. As linhas diagonais estão relacionadas
à linha horizontal e à vertical, reunindo as duas calmas, as tensões das duas linhas. As linhas
horizontais teriam ainda ligação ao terrestre, ao mundo uniforme, devido a sua característica de nivelamento,
enquanto a linha vertical estaria ligada ao divino, unidade divina. O encontro das duas
seria então o encontro do divino com o terrestre sem se interpenetrarem.
Marcos Acayaba e a racionalidade construtiva
Nas residências: Iporanga 2 e residência Tijucopava a geometria adotada, com modulação triangular, é muito eficiente por
tornar a estrutura naturalmente auto-travada, permitindo a criação de espaços articulados ou contínuos