quarta-feira, 6 de abril de 2011



Estudos de Caso:


Referencia Projetual

Marcos Acayaba

Residência Vitória Régia:






A casa é apoiada sobre seis tubulões de concreto, tem 200 m² de área útil e sua estrutura foi executada em módulos de 3,30m x 3,30m, com madeira Angelim, formados por treliças bi-articuladas. A casa é dividida simetricamente em quatro pavimentos, sendo cinco módulos superiores com 100², contemplando salas e área de serviço, três módulos abaixo, com 60m², destinados aos quartos e mais dois módulos de 20m² cada um, para dormitório de hóspedes e sala das crianças. O método construtivo permite a execução da estrutura sem emprego de formas ou escoramento, permitindo uma execução limpa e sustentável.

Residência Iporanga 2





Com uma geometria triangular, em princípio indeformável, a estrutura é naturalmente auto- travada, nos planos horizontais. Não foi necessário atirantamento abaixo dos pisos, como na residência Hélio Olga.

As grelhas triangulares de madeira dos dois andares da casa são apoiadas por 6 pilares que transmitem as cargas para a fundação (tubulões). De cada pilar nascem 6 mãos francesas configurando 6 hexágonos em planta.

A casa ficou sobre pilotis, e tanto a vegetação rasteira existente como a água das chuvas mais fortes, freqüentes no local, passam livremente por baixo.

Residência Tijucopava






A geometria adotada, com modulação triangular, é muito eficiente por tornar a estrutura naturalmente auto-travada, permitindo a criação de espaços articulados ou contínuos, uma sucessão de bay-windows, e grande integração interior-exterior.

O terraço de cobertura, na altura da copa das árvores, projeta-se num balanço com 2,3 m para proteger a casa das chuvas de vento, freqüentes. É uma área de estar ao ar livre, com vista para o oceano de um lado e para o alto da serra de outro.

Residência Blumenau






O triângulo equilátero definido pela cobertura contém, com eficiência, os espaços requeridos pelo programa. O volume resultante acomoda-se muito bem à topografia do terreno, e garante a orientação mais favorável. As fachadas NE e NO recebem muito mais sol no inverno. Abrem ainda, francamente, para as paisagens mais bonitas que o sítio, privilegiado, oferece. O volume triangular cria junto à rua, e dela separado por um muro, um pátio bem insolado e protegido do vento sul, com piscina e deck. Na entrada, contígua ao pátio, o vértice SO da cobertura avança, em balanço, e abriga os dois carros previstos no programa. O piso da garagem e a piscina, construídos em concreto armado diretamente sobre o terreno, constituem o arrimo para o nível inferior.


A principal referencia tomada foi a "Residência Blumenau" sendo que a residencia Vitoria Régia possui uma estética única, e modulação extremamente relacionada, porém, sua forma não atenderia tanto à ocasião

Nenhum comentário:

Postar um comentário